Seja o primeiro a receber nossas atualizações

Insira o seu endereço de email abaixo para receber gratuitamente as atualizações do blog!

A Importância da Liquidez e Volatilidade

1 de novembro de 2017

A Importância da Liquidez e Volatilidade

Liquidez e Volatilidade são duas variáveis importantes que todo investidor deve levar em conta na hora de escolher os ativos que pretende comprar ou vender no mercado de ações. Elas são importantes por motivos diferentes, e vou começar falando sobre a liquidez.

O que é Liquidez?

Liquidez é a facilidade que determinado ativo tem de ser convertido em dinheiro,  pode ser entendida como a medida de interesse que os investidores têm em negociar este ativo. Um ativo que é facilmente vendido é considerado de alta liquidez.

Quanto mais líquido o ativo é, mais segurança o investidor tem para entrar e sair das operações, conseguindo operar um volume maior deste ativo sem pagar alto “spread” (diferença entre o preço de venda e o preço de execução da ordem). Quanto mais ofertas de compra e de venda do ativo (volume financeiro), maior a liquidez.

Por exemplo: Em um ativo como Petrobras que possui alta liquidez, é possível encontrar ofertas de compra e venda em quase todos os centavos; ou seja, a chance de você achar um comprador ou vendedor disposto a pagar o valor da sua oferta de compra ou venda é maior, e consequentemente o seu spread será menor. Já no caso de um ativo como Pão de Açúcar, que possui menor liquidez, às vezes encontramos uma distância de alguns centavos entre o melhor preço de compra e o melhor preço de venda, então se você quer comprar o ativo naquele momento, terá que pagar alguns centavos mais caro; caso queira vender, terá que vender por alguns centavos mais barato do que está sendo cotado.

O que é Volatilidade?

A volatilidade indica intensidade (alta ou baixa), da oscilação do valor de um determinado ativo em um período de tempo. Ela é uma medida que mensura o risco, pois quanto maior a volatilidade, maior as possibilidades de lucro ou prejuízo operando o ativo.

Conclusão

A melhor receita para conseguir boas operações é uma grande volatilidade em ativos que possuem uma alta liquidez, assim você consegue um melhor retorno de investimento com segurança para entrar e sair da operação, podendo operar volumes maiores.

Eu desenvolvi um método para escolher as melhores oportunidade de compra e venda de ativos, para operações Swing Trade na bolsa de valores; analisando a liquidez, volatilidade e outros fatores importantes para a tomada de decisão.

Se você quiser aprender o passo a passo do meu processo de escolha de ativos para operações em bolsa, basta clicar no link abaixo e participar da minha aula online gratuita.

>>COMO ESCOLHER OS MELHORES ATIVOS PARA SUAS OPERAÇÕES EM BOLSA!