Seja o primeiro a receber nossas atualizações

Insira o seu endereço de email abaixo para receber gratuitamente as atualizações do blog!

Tempos gráficos para Day Trade e Swing Trade

28 de abril de 2017

Tempos Gráficos para Day Trade e Swing Trade

O Gráfico é a principal ferramenta para quem utiliza análise técnica para operar no mercado de ações, ele mostra a variação do preço da ação dentro de um determinado período, por exemplo, o gráfico de 15 minutos mostra a variação do preço a cada 15 minutos.

O gráfico pode ser representado por barras ou candles , onde o preço está sinalizado na escala vertical, eixo y, e o tempo na escala horizontal, eixo x.

Mas qual tempo gráfico devo utilizar em minhas análises?

Isso vai depender da sua modalidade de operação e da estratégia utilizada.

Quanto menor for o tempo gráfico, maior é o “zoom” que você dá no preço, ou seja, você consegue enxergar movimentos menores. Para operações Day Trade, por ser uma modalidade de curto prazo, você precisa analisar tempos gráficos chamados Intradiários (ou Intraday), que lhe proporcionam uma visão das oscilações de preço em 1,5,10,15,30 e 60 minutos, e para operação Swing Trade, você deve utilizar os tempos gráficos maiores como diário e semanal para a tomada de decisão, mas podem existir estratégias que utilizem gráficos intradiários em operações Swing Trade e vice versa.

Não existe uma fórmula para a utilização dos tempos gráficos para suas análises, mas vou compartilhar contigo os tempos gráficos que eu utilizo em minhas indicações como Analista.

Utilizo principalmente 3 tempos gráficos para operações Day Trade e outros 3 gráficos para operações Swing trade.

O primeiro como o gráfico principal, o segundo para enxergar a tendência e o terceiro funcionando como um ajuste fino antes da tomada de decisão e para a colocação do meu Stop.

(Que aprender o que é Stop e como utilizá-lo em suas operações? Clique aqui e saiba mais)

Tempos Gráficos para Day Trade:

Em operações Day Trade utilizo muito o gráfico de 5 minutos como o gráfico principal, o gráfico de 15 minutos para enxergar a tendência e o gráfico de 1 minuto como ajuste fino, onde normalmente encontramos a entrada da operação em um rompimento de um topo ou fundo e o ponto para colocar o Stop.

Operações Day Trade (Sugestão de Gráficos)

5 minutos –  Principal.
15 minutos – Para confirmar a tendência.
1 minuto – Ajuste fino para a tomada de decisão e ponto de Stop.

 Tempos Gráficos para Swing Trade:

No Swing Trade eu gosto muito do gráfico diário, acredito que ele forneça o “zoom” ideal para uma operação que vai durar em média 10 pregões, o gráfico semanal para observar a tendência e o gráfico de 60 minutos  como um ajuste fino e ponto de Stop para a saída da operação.

Operações Swing Trade (Sugestão de Gráficos)

Diário – Principal.
Semanal – Para confirmar a tendência.
60 Minutos – Ajuste fino para tomada de decisão e ponto de Stop.

Esses são os tempos gráficos que eu utilizo em minhas indicações, mas entendo que para cada perfil de investidor, é possível que se faça alguns ajustes para se adequar a estratégia utilizada.